1 – A palavra ALELUIA se traduz por LOUVAI A JEOVÁ. No Ap. 19:1-6 se acha esta expressão de louvor a Jeová, logo Jeová é o Deus Pai.

A palavra ALELUIA é composta e encontra-se nos Salmos 103:35, 104:45, 105:1,48, 111:1, 112:1, 115:18, 117:1, 135:1,21, 146:1,10, 147:1,20, 148:1,4, 149:1,9, 150:1,6. No hebraico são duas palavras e no Apocalipse é uma só palavra em grego. O Dicionário Enciclopédico da Bíblia (Vozes) declara que é discutível a forma original. Por outro lado, o livro do Apocalipse pode não ser autêntico. Os montanistas da Igreja de Tertuliano rejeitaram o Apocalipse. Caio de Roma rejeitou também. Dionísio, bispo de Alexandria (247-265 DC) informa que muitos bispos e lideres rejeitaram o Apocalipse porque o grego usado é diferente do grego do Evangelho de João.

Cirilo de Jerusalém (315-388 DC) excluiu o Apocalipse do Cânon. Gregório Nazianseno (389 DC) excluiu o Apocalipse do Cânon. Anfilócio de Icônio (394 DC) declarou que a maioria das autoridades rejeitaram o Apocalipse. A Escola de Antioquia (407 DC) rejeitava. João Crisóstemo (407 DC) representante desta Escola rejeitou o Apocalipse. O Sínodo de Laodiceia (360 DC) não incluiu o Apocalipse no Cânon. As constituições apostólicas, nos fins do IV Século, não contém o livro do Apocalipse. As Igrejas da Armênia e Síria Oriental, rejeitaram o Apocalipse.

O Evangelho de João e o Apocalipse não podem ter sido escritos pelo mesmo autor. O Apocalipse é bárbaro, com erros verbais. O escritor não conhecia plenamente o grego como João Apóstolo. Os antigos atribuíram a autoria a um outro João, ancião e vidente da Ásia Menor (informações tiradas do Novo Testamento Interpretado verso por verso Vol. 6 pg. 354).

Um livro controvertido não é base para provar as grandes verdades de Deus.

7 thoughts on “1 – A palavra ALELUIA se traduz por LOUVAI A JEOVÁ. No Ap. 19:1-6 se acha esta expressão de louvor a Jeová, logo Jeová é o Deus Pai.

  1. existe uma mistura entre Cristo do Pai e o messias de Jeova (Dominus Jesus) ..

    Existe uma materia aqui
    http://www.fatimamovement.com/i-jewish-messiah-antichrist.php

    que explana, acredito eu, de forma clara as diferenças… ainda estou lendo as materias…

    Contudo, se caberem sugestões, poderia então configurar um estudo sobre apolipse inteiro… para separar então.. quando é cristo e quando não é…

    Graça e paz.

      • Pastor, bom dia.
        Eu também nao acredito que jeova seja o Nosso DEUS PAI…
        mas eu estou tentando entender o apocalipse gostaria de entender melhor o apocalipse…
        é dificil…
        É evidente que o apocalipse trata de um falso cristo que nao perdoa, condena e julga.. é evidente…
        Mas quais são estes capitulos?
        Quais os capitulos que falam sobre o verdadeiro Cristo?
        Ainda que eu leia separando oque é graça e oque não é, fico em duvida…
        Pois existem partes no livro que me parece se referir a Cristo… por favor, poderiam me ajudar a desvendar?

Deixe uma resposta